Flying with Books
Image Map

02 agosto 2014

Resenha: A menina que roubava livros



Título original:  The Book Thief
Autor: Markus Zuzak
480 páginas
Editora: Intrínseca

Esse livro é surreal!
Por quê? Porque é narrado pela morte e eu nunca havia lido nenhum livro que era narrado ''por essa pessoa'' até então...

Eu sei que existem zilhões de livros que se passam na época do Nazismo, mas o único que chamou minha atenção foi esse. Acho que não foi pela capa, porque ela  não é lá essas coisas,  então acho que foi o título mesmo.

Enfim, durante a passagem da morte pela Alemanha , na época da Segunda Guerra Mundial, ela encontra uma menina chamada Liesel Meminger. A morte ataca logo de cara , pois quando Liesel, seu irmão e sua mãe estão indo para a estação, pegar um trem e ir para a nova casa (a mãe não tinha condições de criar os filhos, ainda mais nessa época), o irmãozinho de Liesel morre e não consegue chegar na nova casa. 
Isso não é um spoiler, até mesmo porque isso é falado no 1º capítulo e se eu não me engano tem até na sinopse.

Mas gente como assim ''nova casa''? 

Como eu havia mencionado, a mãe de Liesel não tinha condições de criar as duas crianças. Então Liesel e sua mãe vão para Molching (cidade fictícia), onde irão se encontrar com a nova família.

Aí vocês me perguntam, mas  e o pai? 
O pai da Liesel era comunista. Somente muito tempo depois a menina vai entender o significado dessa palavra. Contudo, vocês já devem imaginar ou não o que aconteceu com ele.

Liesel chega sozinha em Molching, abalada com a morte do irmão e com a separação repentina da mãe.
 Liesel chega na rua Himmel para conhecer seus novos pais. Que são Hans e Rosa Hubermann. Um casal de classe trabalhista.




Na nova vida, com seus pais, ela aprende diversas coisas, como ler (seu pai que ensinou), e ajudar a mãe nos servirços, porque sua mãe lava e passa roupa em troca de pequenas coisas. E o pai é pintor e pinta casas, cômodos em troca de qualquer coisa que alguém puder oferecer.

De cara a Liesel já ama o pai porque ele é um amor mesmo. E a mãe é brava mas ama a menina também.

Com o passar do tempo já vivendo normalmente na escola, fazendo amigos e etc, a Liesel começa a roubar certos livros. Assim como o título do livro. Ela vai vivendo e ao mesmo tempo correndo sérios riscos, (não só ela, todos mesmo) porque né, Hitler não deu sossego.

E a morte um dia chega na rua Himmel e ponto.

Tudo que posso falar agora vem a ser um spoiler, mas o que quero dizer é: o livro te dá uma grande lição não só de história mas de vida também.

Leiam, recomendadíssimo!
E uma das coisas mais legais do livro é que ele é cheio de desenhos! Eu procurei um que somente quem leu o livro ou viu o filme entende, por isso fique tanquilo em relação à spoilers...



A escrita é maravilhosa e a morte é irônica. Dá para acreditar nisso? :D

O post ficou grande hein? Quem leu todo?


xoxo \o/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...