Flying with Books
Image Map

12 agosto 2014

Resenha: O leão, a feiticeira e o guarda-roupa



Título original:  The Lion, the Witch and the Wardrobe
Autor: C.S.Lewis
88 páginas
Editora: Martins Fontes


É a segunda crônica e ela vai nos contar a história de duas meninas e dois meninos. Susana, Lúcia, Pedro e Edmundo. *O livro começa nos contando sobre algo que lhes aconteceu durante a guerra, quando tiveram de sair de Londres, devido aos ataques aéreos.
Os quatro foram levados para a casa de um velho professor que morava com uma governanta chamada D. Marta. Junto com algumas criadas que não vale a pena citar, porque não aparecem no livro. Esse velho professor me fez lembrar um pouco do tio André...
Okay, a casa em que as crianças estão indo morar é muito, muito grande mesmo. Um casarão por assim dizer...
E muito longe de tudo também. Como são crianças, é claro, gostam de se aventurar e fazer expedições. Imaginem o quanto eles adoraram ter uma casa inteirinha para se aventurar, foi exigido que eles saíssem do caminho quando a D. Marta trazia os turistas para conhecer a casa.

Mas como assim? 
Bem, como já havia mencionado, a casa era enorme, e bem antiga, sendo longe de tudo e de todos, e havia sido colocada como patrimônio histórico, pelo menos é isso que o livro menciona...
Em um belo dia, a mais nova, Lúcia, junto com os irmãos resolve brincar de esconde-esconde. Como a casa era enorme, logicamente teria muitos quartos. Lúcia então encontra um quarto onde a única coisa que tem dentro dele é um guarda-roupa. 


Dentro do guarda-roupa Lúcia encontra diversos casacos felpudos e bem quentes. Ela entra no guarda-roupa e investiga o quanto ele poderá escondê-la. E em um certo momento ela percebe que o guarda roupa não tem fundo e se encontra pisando na neve.
Mas gente, que tipo de guarda-roupa vai ter neve no chão?
Isso mesmo, é um guarda-roupa mágico...
Lúcia, muito confusa e com medo, ao mesmo tempo querendo continuar brincando com os irmãos e explorar o lugar. Optando assim pela segunda opção. 
Andando um pouquinho pela nova terra, ela encontra um fauno bem simpático chamado Tumnus que lhe convida para conhecer sua caverna. Lá ele conta um pouco sobre a terra na qual Lúcia se encontra e sobre o perigo no qual ela está correndo. 


Fiquem tranquilos, não vou dar spoiler...
O Sr. Tumnus conta para Lúcia que a terra onde eles estão se chama Nárnia, e que essa terra é governada pela Rainha Jadis. A Feiticeira Branca. Bem, pelo menos ela acha que é a Rainha :D
Ele conta também o porquê de ela estar correndo perigo. Há uma profecia em Nárnia de que quando os quatro tronos de Cair Paravel forem ocupados, por duas filhas de Eva e dois filhos de Adão, a Feiticeira Branca cairá, junto com ela toda a sua maldade e enfim, Aslam poderá reinar tranquilamente sobre a terra de Nárnia. (É sempre inverno em Nárnia e não há Natal, tudo por causa da Feiticeira que não admite a felicidade dos outros, a não ser a dela, por isso tudo é frio.)

Resumindo, Lúcia é uma filha de Eva, ou seja, uma humana, e a Feiticeira, com medo de que seu reino e sua glória venha a ruína, quer exterminar quaisquer indícios de qualquer filho de Adão ou de Eva.
Voltando para casa, ela conta tudo isso para os irmãos, mas quem disse que eles acreditaram? 
Isso até um deles tirar essa história a limpo. 
As aventuras que eles passam dentro de Nárnia são muito, muito envolventes, é tudo tão bem detalhado, tão incrível!
Eu adorei o livro de verdade, as folhas brancas não me incomodaram pois o livro me prendeu de tal forma que nem sei explicar direito. 
É muito bom mesmo! Se acharem chato o primeiro livro, não se preocupem pois o segundo me fez ver que valeu a pena ter lido o primeiro para esperar as coisas fantásticas que estariam para acontecer.

O post ficou muito grande mesmo! Mas eu me empolguei muito em contar sobre o livro para vocês. Quem leu todo? \o/
Por hoje é só, espero que tenham gostado e até a próxima. Xoxo :D 
*Isso eu peguei da primeira frase do livro, com algumas modificações, é claro...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...